segunda-feira, 20 de julho de 2015

Meu Chapéu é o Céu no interior do Brasil


Semana passada iniciamos nossa circulação 2015 do espetáculo Meu Chapéu é o Céu. Com patrocínio do FAC - Secult/DF,  começamos a temporada no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. E foi tudo lindo!



Estamos compondo também a programação XV Encontro Nacional de Povos Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge e do Festival de Inverno de Bonito.
 
Genuinamente brasiliense, o espetáculo foi criado na seca de 2010, ao ar livre, interagindo com a baixa umidade, com muito humor e acrobacias. Leo Sykes, diretora emprestada do renomado grupo de circo-teatro brasiliense Udi Grudi, conduziu a montagem e a dramaturgia, encantando milhares de crianças por onde passou.

E como passou! Meu Chapéu é o Céu já rodou por mais de sete Regiões Administrativas do DF e no Plano Piloto, já esteve presente no Festival Mulher em Cena, Mostra Teatro para a Infância, Festival de Mulheres Palhaças, Festival do Teatro Brasileiro, Mostra Zezito de Circo e o Festival Cena Contemporânea. Neste último, fez tanto sucesso que foi convidado a fazer uma sessão extra, para os que perderam a linda imagem das acrobacias realizadas ao pôr do sol, na área externa do Museu da República. Além do DF, o espetáculo já rodou pelo Tocantins e em nove diferentes cidades pelo interior do estado de São Paulo.

Neste meio tempo, o espetáculo foi chacoalhado pelos pitacos fundamentais da atriz e palhaça da cidade Ana Flávia Garcia, o palhaço Fernando Sampaio, do La Mínima de São Paulo, e o mestre da nobre arte do palhaço, o carioca Márcio Libar, trazendo o universo do clown para os trabalhos das acrobatas. 

"Até então nossa pesquisa era somente nas acrobacias aéreas. Transitar no terreno da comicidade nos permite uma proximidade com o público e nos provoca a lidar com as situações com improviso. É como se estivéssemos brincando o tempo todo e mudando as regras do jogo em cena. Uma delícia apresentar este espetáculo", diz Julia Henning, uma das intérpretes do espetáculo.

Em cena, as três lavadeiras desajeitadas se entregam às brincadeiras de lavar, vestir e passar as roupas que compõem o cenário. Em meio às mágicas e bagunças, as parceiras interagem entre si resolvendo e promovendo conflitos, criando um universo encantado, a partir das acrobacias aéreas.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua e ainda nesse semestre, depois de rodar pelo Centro-Oeste o espetáculo percorrerá quatro regiões do Nordeste, e, claro, encerrará sua temporada no Distrito Federal, ainda com datas a confirmar.
SERVIÇO
Circulação Regional Meu Chapéu é o Céu

Festival de Inverno de Ouro Preto/ MG
www.festivaldeinverno.ufop.br
Dia 12 de julho às 10h e às 16h

XV Encontro de Povos e Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
http://www.encontrodeculturas.com.br/
Dias 23 e 24 de julho às 16h30

Festival de Inverno de Bonito
www.bonito.ms.gov.br
Dias 01 às 10h e 02 de agosto às 16h